A Orquestra vai à Escola 2011



A Biblioteca Escolar associou-se ao Projeto promovido pelo Serviço Educativo da Casa da Música “A Orquestra vai à Escola”. E assim, no dia 17 de novembro, a orquestra veio ao Auditório do Conservatório de Música do Porto, onde se realizaram duas sessões, uma às 10:00, para os alunos do 3º ciclo, e outra à 11:30, para o 2º ciclo.
Esta atividade, que tem como objetivo “estimular a proximidade entre músicos e jovens estudantes de música”, pretende despertar o interesse por repertórios menos comuns do léxico musical e familiarizar os alunos com a orquestra, através do maior conhecimento dos seus instrumentos e do papel do maestro.
Assim, numa atitude informal e bem disposta, o maestro James Gourlay foi informando o vasto público que lotou o Auditório sobre o repertório a executar, a distinção entre as várias famílias de instrumentos e até algumas curiosidades como, por exemplo, os efeitos sonoros produzidos por uma surdina.
Por fim, alguns alunos do Conservatório que estudam instrumentos de sopro, em regime integrado, viveram a extraordinária experiência de tocar com a Orquestra de Sopros da Orquestra Sinfónica do Porto da Casa da Música, ao lado de grandes intérpretes de renome mundial. Sem dúvida, um momento emocionante e inesquecível do seu percurso formativo.

Sem comentários: