Sta. Cecília

No dia 22 de Novembro, como é habitual, comemorou-se o dia de Santa Cecília no Conservatório de Música do Porto.
Um dia tão especial só podia ser assinalado com um programa também muito especial.
Na Biblioteca, podia ler-se a história um tanto misteriosa da santa que, enquanto morria martirizada, glorificava Deus através do seu canto.
Uma exposição fotográfica documentou alguns episódios da sua vida, complementando, assim, a informação sobre a mártir e santa Cecília, padroeira da Música e dos Músicos.

Após as aulas da tarde, no Grande Auditório, respirava-se um ambiente festivo que contagiava todos os presentes: professores, funcionários, alunos, familiares e amigos. Umas breves mas elucidativas palavras do Diretor, Professor Moreira Jorge, contextualizaram a efeméride e anunciaram o momento particularmente significativo que se lhe iria associar – a entrega do Prémio de Mérito ao Miguel Santana, aluno que frequentou e concluiu o primeiro Curso do Ensino Secundário, em regime Integrado, no Conservatório do Porto, com a distinta média de 18,9.
Seguiu-se o tradicional Concerto de Professores, o momento mais significativo das comemorações, pelo virtuosismo e qualidade técnica dos vários músicos, todos docentes desta "Casa". Este ano, o Concerto contou também com a notável participação do Miguel que, assim, pode fazer jus ao Prémio com que foi galardoado.

Sem comentários: